1Surgimento do nome Hip Hop

O termo hip hop veio quando Keith Wiggins, um dos primeiros MCs do gênero, provocava um amigo seu que acabara de se juntar ao exército, e era a frase que ele usava para imitar os sons feitos pela cadência do soldado de marcha. De uma forma ou de outra, a frase abriu caminho para o palco e cresceu lentamente até que acabou sendo usado para descrever a subcultura como um todo.

2O primeiro grupo feminino de Rap

The Mercedes Ladies foi fundado por volta de 1976, sendo apresentado na gravação do LP “Donald D’ Don’s Groove”, feito por Grand Masterflash e DJ Hollywood no início dos anos 80.

3O rapper Nas abandonou a escola na 7ª série

Nas e Biggie

4A música “Funky Drummer” de James Brown é a música mais sampleada no hip-hop, com mais de 150.000 músicas criadas a partir dela

5Snoop Dogg foi à escola com Cameron Diaz e vendeu maconha para ela na época

6Rappers não eram a atração principal

Inicialmente, os DJ’s eram chamados de “the stars”, estrelas: Nos primeiros estágios do hip hop, os MCs ou os rappers não eram o centro das atenções. Na verdade, o rap não se tornou comum até o final da década de 1970. No início, foi o DJ quem tomou o destaque por suas habilidades de mistura e que ganhou o aplauso da multidão. A segunda maior atração? Os dançarinos de break.

7O maior grafite do mundo é brasileiro

Grafite do Kobra

O mural “Etnias”, do paulistano Eduardo Kobra, recebeu o título de maior grafite do mundo no Guinnes World Records. Não obstante, a grafiteira brasileira Luna Buschinelli também recebeu um titulo importante com seu mural “Contos”: o de maior grafite já feito por uma mulher.

8Drake escreve todos os seus raps em um Blackberry

Drake é entendido para escrever a maioria de suas músicas em seu Blackberry e na faixa “Say What’s Real” ele se refere a perder seu celular.

9Eminem vendeu somente 1000 cópias de seu álbum de estréia

Eminem nos anos 90

Ao contrário de seus álbuns mais infames, ‘Infinite’ recebeu críticas mistas de críticos quando foi lançado em 1996, o que significa que o álbum só vendeu cerca de 1000 cópias. Mas se você consegue encontrar um agora, você está em torno de uma ganância extraordinária de cerca de $ 130- $ 200.

10O grupo TLC gravou a música tema para Nickelodeon TV All That

TLC: Tionne “T-Boz” Watkins, Lisa “Left Eye” Lopes e Rozonda “Chilli” Thomas

Você pode se lembrar do programa de TV de meados dos anos 90, mas você provavelmente não sabe que foi o TLC quem gravou o tema para All That.

11Tupac foi fortemente influenciado por Shakespeare

O rapper admitiu em entrevistas que Shakespeare era uma grande influência em seu trabalho e a música ‘Something Wicked’ de seu álbum de estréia ‘2pacalypse Now’ é uma citação direta do Macbeth de Shakespeare.

12Notorious B.I.G. Queria abrir um restaurante de comida chamado Big Poppa’s

É amplamente relatado que antes de sua morte Notorious B.I.G. Estava planejando abrir seu próprio restaurante de comida servida ao som de Soul Music, que ele queria chamar de Big Poppa.

13A volta do Manos e Minas

Em 2010 o programa “Manos e Minas” da TV Cultura foi tirado do ar. Como uma forma de tentar restabelecer o programa, Kamau, Emicida, Gisele Coutinho e membros de diversos sites relacionados à cultura hip hop enviaram uma carta ao senador Eduardo Suplicy.

14O Break Dance surgiu da crise de 1929

O Break Dance surgiu na época da grande crise econômica dos EUA, em 1929, quando os músicos e dançarinos que trabalhavam nos cabarés ficaram desempregados e foram para as ruas fazer seus shows. A relação com o break e guerra também é forte, muitos movimentos do break foram inspirados em movimentos de pessoas mutiladas pelas sangrentas guerras.

15O aniversário do Hip Hop

Fixar uma data de surgimento para um movimento cultural tão amplo como o Hip Hop pode ser estranho, ainda mais por seus elementos (grafite, DJ, break dance e MC) já existirem antes de 11 de agosto de 1973. Os historiadores apontam para esta determinada data pois foi nela que todos os elementos se uniram para criar o que hoje chamamos de Hip Hop. Este encontro histórico ocorreu na festa “Back to School Jam”, organizada pelo DJ Kool Herc, no Bronx.

Matéria: Beatriz Issler
Edição: Anderson Morais

DEIXE SUA OPINIÃO